Corretor de Imóveis é o profissional que auxilia nas transações imobiliárias, intermediando, opinando e influenciando decisões. Além disso, dá suporte na escolha do imóvel, em reformas, locação e também venda posterior.

 

A profissão tornou-se popular no Brasil após a regulamentação em 1962, e agora, como tornar os seus serviços diferenciados, com qualidade e sempre atuais?

Hoje em dia, é necessário que o profissional tenha diferenciações na maneira que exerce a profissão e uma especialização é um ponto forte. Por exemplo: existem profissionais especialistas em reformas, que indicam as melhores empresas, com os melhores produtos, tornando o atendimento deste o mais completo possível.

 

O que é um Corretor de Imóveis?

Corretor de Imóveis é aquele profissional que pode lhe auxiliar em qualquer situação referente a imóveis e terrenos, com questões jurídicas e fiscais. O primeiro sindicato dos corretores surgiu em 1937 e, a partir daí, a importância do corretor aumentou, participando do processo de urbanização e crescimento do país.
A profissão foi regulamentada em 1962, e após, a criação dos conselhos regionais e federais. Atualmente o CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis – é um órgão fiscalizador da profissão, criado pela necessidade de organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade profissional.

Para se tornar de fato um Corretor de Imóveis, leva em consideração a Lei Federal nº 6.530/78 que estabelece o curso técnico em Transações Imobiliárias, ou curso superior em Gestão Imobiliária, Ciência Imobiliária e afins. O curso de corretor leva em média 9 meses para ser concluído, e lhe dá a opção da emissão do CRECI. E quer saber quanto ganha um corretor de imóveis? A média salarial é de R$3008,00!

Na prática, o corretor pode mediar compras, vendas, permutas, locações, avaliações e reformas, tornando-se um dos profissionais mais completos da área. Considerando todas as atribuições, o corretor pode atuar em imobiliárias, construtoras, condomínios e também como autônomo.


Corretor de Imóveis e parcerias de sucesso

Primeiramente, a especialização em determinada área irá lhe proporcionar autoridade e gerar confiança. Os parceiros, como advogados, cartórios, empresas da área da construção são essenciais para somar e deixar o profissional preparado para qualquer situação.

Mas detalhe, selecionar os melhores parceiros determinará o sucesso do profissional, o interessante é que as parcerias tornem-se um “casamento” e que proporcionem sempre ótimos resultados.

Como escolher um bom parceiro? As parcerias empresariais cresceram nos últimos anos, e as opções tornaram-se mais interessantes, mas o ideal é sempre escolher as autoridades no assunto, com anos de mercado e sempre com a melhor qualidade no produto ou serviço.

O seu parceiro irá partilhar dos seus objetivos, valores e também da sua missão, escolha aquele que melhor se encaixa e que o ganho seja para ambos.

 

Afinal, como ser um bom corretor?

Estar sempre preparado para auxiliar o seu cliente é o ponto principal, ter a empresa e os produtos ideais para indicar em uma reforma, por exemplo, lhe deixará mais seguro e mais apto a estar vivendo uma boa experiência neste momento. Outro ponto é entender as expectativas do seu cliente, ser ágil em solucionar os problemas e criar laços.

Várias pesquisas indicam associar o seu auxílio, seu atendimento e até a empresa indicada para disponibilizar os pisos da reforma, por exemplo, com emoções positivas, criar laços e fidelizar todos os clientes atendidos, tornando o seu serviço indispensável.


E aí, o que achou das dicas?

Você pode conferir algumas dicas e situações que podem lhe ajudar com essa carreira que teve crescimento de 11% após o início da pandemia. Sempre avalie as parcerias e seus produtos, bem como serviços, lembrando que elas precisam partilhar dos mesmos objetivos.

Empresas que disponibilizam produtos para o setor de acabamento, normalmente tem facilidades em criar laços e proporcionar experiências interessantes.

Se gostou da profissão, aprofunde-se no assunto! E se precisar de um parceiro, clique aqui.