O trabalho de um arquiteto é o ponto chave entre um projeto bem sucedido e uma obra que tinha tudo para ser perfeita, mas acabou abaixo das expectativas.

Os profissionais da área são responsáveis por criar espaços agradáveis e funcionais, seguindo sempre as normas de segurança vigentes no mercado. Por isso, escolher o arquiteto certo é fundamental para garantir a sua satisfação com o resultado do projeto.

 

 O arquiteto

Esse profissional é aquele responsável por planejar, elaborar e acompanhar projetos nos espaços urbanos, paisagísticos, interiores, decorativos, seja para moradia, trabalho, transporte ou lazer.

Também pode participar da escolha do terreno, por exemplo, realizar avaliações de estruturas e otimizar áreas existentes.

E por que ter um arquiteto?

O arquiteto é o profissional tecnicamente capacitado para solucionar problemas de diferentes obras. Seja um prédio, uma casa, um espaço público ou mesmo um jardim, ele deve analisar as necessidades do cliente e propor soluções criativas que atendam às expectativas. O arquiteto é capaz de transformar sonhos em realidade!

Além do mais, tem alguns pontos que você não irá precisar se preocupar, como:

Planejamento do projeto: é essencial para evitar dores de cabeça e lhe permite ter uma visão clara da obra ou reforma finalizada. Ao estabelecer metas e prazos, você consegue se organizar melhor e tornar o processo mais tranquilo.

Contar com um plano de ação facilita o diálogo com os profissionais envolvidos no projeto, diminuindo as chances de problemas futuros.

Economia: o arquiteto irá escolher os produtos com o melhor custo benefício, que proporcionem o melhor desempenho. Isso significa que ele estará sempre atento às novas tecnologias e produtos disponíveis no mercado, para que possa oferecer aos seus clientes as soluções mais adequadas e eficientes.

É importante que o profissional esteja sempre em busca de parcerias com fornecedores confiáveis, para garantir a qualidade dos serviços prestados.

Garantia de qualidade e segurança: como já mencionado, o arquiteto irá oferecer as soluções mais adequadas e eficientes. Buscará parcerias e fornecedores que entreguem segurança, garantias e que possuam assistência técnica.

Isso significa que você poderá contar com a tranquilidade de saber que sua casa está sendo projetada por um profissional especializado e que, também, terá o cuidado de oferecer toda a segurança necessária para que você possa desfrutar do seu lar sem preocupações.

Design e a decoração do projeto: o profissional vai transformar as suas ideias em realidade. Aquela decoração que você pensou sairá do papel. Você pode escolher um estilo, combinar cores e mobiliário e pedir para que o profissional coloque em prática as suas ideias.

É importante lembrar que essa é uma etapa importante da obra, pois é durante esse momento que você irá se sentir mais próximo do resultado final. Então, capriche na escolha!

 

Já consegue reconhecer a importância do arquiteto? 

Pense em todos os benefícios listados e não deixe de consultar um nome de confiança nos próximos trabalhos! Quando se fala em construção, o primeiro profissional que vem à mente é o engenheiro. No entanto, cada projeto exige cuidados específicos e é aí que entra o arquiteto.

É ele quem vai orientar na escolha dos materiais mais adequados para cada necessidade. Além de garantir que os materiais sejam adequados às necessidades da obra, o arquiteto é responsável por definir estilos e criar soluções inovadoras para os projetos. Por isso, é importante contar sempre com um profissional experiente no assunto!