A preservação do meio ambiente está em foco, hábitos sustentáveis são a preocupação da maior das empresas, além do mais, garantir que as próximas gerações terão a oportunidade de usufruir do planeta é um ponto muito importante a se pensar.

As mudanças climáticas, toneladas de lixos, utilização intensificada dos recursos naturais, já deixaram o planeta Terra doente. Mas a dúvida é, o que fazer para que tudo isso seja amenizado? Neste conteúdo, conversaremos sobre alguns hábitos que podem ajudar!

Mas o que é o meio ambiente?

Para as Organização das Nações Unidas (ONU) o meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.

O que são esses elementos físicos, químicos, biológicos e sociais? São a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas e atmosfera.

Entendeu a importância de tudo isso? O meio ambiente é onde todos os organismos podem viver e manter os ciclos de vida. Consequentemente, o cuidado significa a possibilidade de  vida de todos os seres.

 

Como a Pormade ajuda o meio ambiente?

A maior parte da energia gerada no Brasil é através de usinas hidroelétricas. As hidrelétricas funcionam com a correnteza dos rios, girando turbinas instaladas nas quedas d’água.

O problema aí é a necessidade de represar rios e alagar uma grande região, provocando uma grande alteração no ecossistema. Além de impactar diretamente no planeta, a sociedade também sofre, famílias inteiras precisam ser realocadas, mudando a região bem como a economia.

 

Energia solar

Diante disto, a Pormade utiliza a energia solar para abastecer parte do seu parque fabril. A energia solar não polui, é renovável e não tem impacto negativo.

Considerando os mais de 103 mil metros quadrados, utilizar a energia de hidrelétricas é potencializar os efeitos ruins no meio ambiente.

 

PVC Wood

Outro ponto muito importante, utilizamos o PVC Wood, um composto que utiliza a madeira e o PVC, uma tecnologia alemã que vem lá da década de 50. Anteriormente surgiu com os decks e quando diz respeito aos marcos e alizares, a Pormade é pioneira.

O PVC Wood é totalmente reciclável, podendo ser reaproveitados eventualmente pois o foco é a sustentabilidade, inclusive, todos os produtos são ecológicos e seguem padrões de qualidade, certificados pela ISO.

 

Dicas

Algumas dicas, por mais simples que pareçam, contribuem e muito para que o nosso espaço seja preservado, como por exemplo:

 ● Evitar todo tipo de poluição nas águas dos rios, mares, oceanos, lagos

 ● Separar o lixo orgânico do reciclável

 ● Fazer o consumo consciente da energia e da água

 ● Utilizar meios de transportes alternativos, como o público e bicicletas

 ● Diminuir a emissão de gases poluentes

 ● Evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamento e morte de animais

 ● Mas o principal… Adquirir produtos de empresas que prezam pela sustentabilidade, e além disso, conscientizam os seus colaboradores para que cuidem do espaço que vivemos.

 

É interessante lembrar que apenas uma ação não é suficiente para surtir efeito, mas engajar a comunidade e solicitar a colaboração de mais pessoas é um passo importante para que os resultados apareçam.